quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estruturalismo

No primeiro laboratório feito para desenvolver pesquisas sobre a psicologia, Wilhelm Maximilian Wundt, filosofo, médico e psicólogo, tentava construir uma base de dados cientifica sobre a psicologia, onde esses próprios dados poderiam ser replicados por outros pesquisadores se aplicassem as mesmas condições que Wundt.

Wundt trabalhou para entender a estrutura consciente da mente, suas respostas e suas emoções em situações diferenciadas.

Um dos métodos mais conhecidos de Wundt é a Introspecção, onde indivíduos treinados recebiam determinados estímulos controlados e após esses estímulos eles o descreviam, de forma a relatar suas experiências e sensações para com o estimulo.

E com o desenvolvimento dessas pesquisas Wundt queria ter informações sobre essas experiências sensoriais.

Logo o estruturalismo tentava desvendar os comportamentos da mente e não os «porquês» e os «comos» das respostas sensoriais.

Como descrito acima, o método do estruturalismo é um método reducionista, onde toda a complexidade dos comportamentos é reduzida as simples respostas sensoriais. Isso é uma critica decorrente desse método.

A outra grande crítica é de que apenas indivíduos treinados poderiam relatar os seus sentimentos nos experimentos, logo não poderiam ocorrer experiências para o comportamento de crianças, deficientes mentais, animais, entre outros.





Sem comentários:

Enviar um comentário