quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estádios de Desenvolvimento Moral: Parte 1


O estudo de Kohlberg permitiu a conclusão de que há tendências etárias quanto ao uso de tipos de racionio moral exibido nas respostas e verificar um conjunto de aspectos do julgamentmoral.  A  partir  da  análise  das respostas  e  dos  racionios  apresentados pelos sujeitos, Kohlberg definiu estádios de desenvolvimento moral.




Nível 1: Moralidade Pré-Convencional


·    Crianças até aos 9 anos, contando com alguns adolescentes e delinquentes;

·    Neste nível, o indivíduo raciocina em relação a si mesmo e ainda não compreendeu ou integrou totalmente as regras e expectativas sociais;
·    A moralidade (as regras e normas sociais) é completamente externa ao sujeito;



·    Estádio 1: Orientação para a punição e obediência


o A criança não considera os interesses dos outros e não relaciona vários pontos de vista em simultâneo;
o A criança obedece às figuras de autoridade para evitar a punição, decidindo o que está certo ou errado com base nas suas consequências;
o Não há uma verdadeira noção de regras;

o A gravidade de uma má acção depende da magnitude das suas consequências;

o Não há avaliação das intenções.

o Resumindo, o certo é a obediência cega às regras e à autoridade.



·    Estádio 2: Individualismo e troca instrumental

o A  acção  correcta  é  aquela  que  satisfaz  as  necessidades  do  indivíduo  e  apenas ocasionalmente dos outros;
o Reciprocidade pragmática Devem-se fazer coisas aos outros se os outros retribuírem o favor;
o Não há uma verdadeira noção de regra;

o A gravidade de uma má acção depende, em parte, da intenção do actor;

o Resumindo, a criaa reconhece que os outros também têm interesses, desde que se satisfaçam todas as suas necessidades e todos os seus interesses.

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